top of page

NOSSA HISTÓRIA

Com a finalidade de proporcionar informações jurídicas e fiscais, no dia 30 de março de 1946, um grupo de empresários se reuniu na sede do Tiro de Guerra local, na Av. Florêncio Terra, 523, onde posteriormente funcionou a Câmara Municipal, hoje Projeto Guri, para a fundação da Associação do Comércio e Indústria de Itápolis.

Estando todos de acordo, elegeram a sua primeira diretoria que ficou assim constituída:

Presidente: Emílio Mucari (farmacêutico);
Vice-Presidente: Roberto Victorino Lalaina (comerciante);
1º Secretário: Belmiro Rondelli (comerciante);
2º Secretário: Sócrates Castanheira (contador);
1º Tesoureiro: João Baptista Pisa (comerciante);
2º Tesoureiro: José Clemente Neto (madeireiro).

No início, a Associação funcionou no pavimento térreo do sobradinho Dona Chiquinha, localizado na Rua Barão do Rio Branco, ao lado da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo e que pertencia ao Dr. João Carlos Ferraro. Posteriormente transferiu-se para o prédio nº. 703, da Av. Francisco Porto.

Algum tempo depois, adquiriu sua sede própria comprando do espólio do Dr. Valentim Gentil, o confortável prédio nº. 570, da Rua Ruy Barbosa, hoje Odilon Negrão, onde passou a promover as reuniões recreativas dos seus associados e da família itapolitana, com bailes, formaturas, conferências, entre outros.

A Associação Comercial e Industrial de Itápolis funciona atualmente no mesmo endereço, sofrendo algumas modificações para melhor se adequar às novas exigências das transformações administrativas e de lazer e conta com 370 empresas associadas aproximadamente, empresas essas do comércio, indústria e prestadores de serviços do município.

Fundação ACE.jpg
bottom of page