Associações Comerciais repudiam elevação da alíquota do IOF: “compromete o ambiente de negócios e desestimula investimentos”
- ACE Itápolis
- há 7 dias
- 1 min de leitura

A Rede de Associações Comerciais, por meio da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), manifesta sua profunda preocupação e repúdio à decisão do Governo Federal de aumentar, por meio de decreto, a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Essa medida compromete o ambiente de negócios, gera insegurança jurídica e torna ainda mais difícil o acesso ao crédito, especialmente para micro, pequenas e médias empresas. Ao onerar o setor produtivo, o governo desestimula investimentos, eleva o custo do capital e prejudica o crescimento da economia.
O empresariado brasileiro reconhece a importância do equilíbrio fiscal, mas destaca que a solução não está em elevar tributos, e sim em conter gastos e manter responsabilidade com as finanças públicas.
As Associações Comerciais reafirmam seu compromisso com a livre iniciativa e com a criação de um ambiente econômico mais estável, previsível e propício ao empreendedorismo.
Conclamamos o Congresso Nacional a exercer seu papel de equilíbrio institucional e revisar com urgência essa decisão.
Fonte: CACB