top of page

Associações comerciais do País defendem criação do Dia do Associativismo


Organizada pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), a audiência pública realizada na Câmara dos Deputados teve como foco a defesa da criação do Dia do Associativismo. A iniciativa busca reconhecer e ampliar a visibilidade de um setor que lidera na geração de empregos e na arrecadação de tributos no Brasil. Após o debate ocorrido nesta terça-feira, 27 de maio, a proposta seguirá sua tramitação no Congresso Nacional como um Projeto de Lei. A data sugerida é 15 de julho, em alusão à fundação da Associação Comercial da Bahia (ACB), em 1811, a primeira a integrar o sistema CACB.


A solicitação da audiência partiu do deputado Luiz Gastão (PSD-CE), que ressaltou que instituir a data representa um reconhecimento a um setor presente em todos os municípios do país, responsável por grande parte da arrecadação tributária e por quase 70% dos empregos no Brasil, mas que ainda recebe pouco incentivo do poder público. “Estabelecer esse dia é valorizar os empreendedores que dedicam sua vida e trabalho ao bem coletivo. Nosso país é movido pelo associativismo”, afirmou o parlamentar.


Além de Luiz Gastão, compuseram a mesa de debate da audiência: Paulo Cavalcanti, presidente da ACB; Valmir Rodrigues, presidente da Federação das Associações Comerciais de Minas Gerais (Federaminas); Flávio Furlan, presidente da Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap); e João Porto Guimarães, presidente da Federação das Associações Comerciais do Ceará (FACC). Todos os representantes destacaram a relevância de instituir o Dia do Associativismo, em homenagem às mais de 2.400 associações comerciais existentes em todo o território nacional.


“A instituição dessa data trará ainda mais legitimidade ao associativismo no Brasil. Trata-se de um segmento que arca com altos tributos, mas ainda carece do devido reconhecimento”, destacou João Porto Guimarães. “Estamos reivindicando essa data há mais de uma década como forma de divulgar a relevância do nosso trabalho”, reforçou Flávio Furlan. Ele também afirmou que o apoio da CACB, especialmente por meio de seu presidente Alfredo Cotait Neto, tem sido essencial para o fortalecimento das associações. “Onde há uma associação comercial estruturada, existe uma comunidade próspera e em constante evolução.”


Na visão de Valmir Rodrigues, o associativismo tem sido responsável por mudanças significativas na trajetória das empresas. “É o caminho mais eficiente e direto para o sucesso nos negócios”, afirmou. “Por isso, é mais do que justo estabelecer uma data que reconheça esse movimento de adesão tão relevante no país”, completou. Paulo Cavalcanti acrescentou que “é justo termos esse dia como forma de reconhecimento por tudo o que fazemos em prol do desenvolvimento do Brasil”.


Segundo o vice-presidente jurídico da CACB, Anderson Trautman Cardoso, instituir o Dia do Associativismo representa um marco importante para a Confederação, que surgiu como uma força agregadora em defesa do empreendedorismo nacional. “É a rede mais capilarizada e horizontal de empreendedorismo que temos no país, abrangendo setores como agronegócio, comércio, serviços, indústria, tecnologia e inovação. A união é o alicerce do progresso”, enfatizou. Já o superintendente da CACB, Carlos Rezende, pontuou que a criação da data simboliza o reconhecimento ao empenho do empresariado na busca por melhores resultados. “O associativismo está na essência da CACB. As associações lutam diariamente pelo desenvolvimento local, o que é extremamente relevante. Temos confiança de que vamos conquistar a oficialização do Dia do Associativismo”, finalizou.


Também participaram do evento o deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), que preside a Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FCS); Márcio Luiz da Silva, da Federação das Associações Comerciais de Goiás (Facieg); Elson Otto, presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc); André Amaral Filho, presidente da Associação Comercial da Paraíba (ACPB); Artur Avellar, presidente da Federação das Associações Comerciais do Espírito Santo (Faciapes); Lourival Macedo, vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap); Renato Melo, diretor da Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM) e representante da Federação das Associações Comerciais do Pará (Faciapa); Elizabete Grunvald, presidente da Associação Comercial do Pará (ACP); e José Adeu de Abreu, presidente da Associação Comercial de Goiânia (Aceg).


Sobre a CACB

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é uma entidade multissetorial que representa 27 federações estaduais e mais de 2.300 associações comerciais e empresariais, reunindo mais de 2 milhões de empreendedores em todo o território nacional. Sua origem remonta a 1811, com a fundação da Associação Comercial da Bahia, tornando-se a mais antiga organização de representação empresarial das Américas. A missão da CACB é impulsionar o desenvolvimento econômico do país por meio da promoção do associativismo e do apoio a empresas de todos os portes e segmentos produtivos.


Fonte: CACB


Rua Odilon Negrão, 570- Centro - Itápolis/SP

Telefone: (16) 3262-1534 ou (16) 3262-2164

E-mail: aceitapolis@gmail.com

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
  • Spotify
  • TikTok

© 2025 ACEI - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Grupo ItaCast

bottom of page