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Associações Comerciais projetam crescimento de vendas para o Dia das Mães


Vendas no Dia das Mães devem crescer, segundo Associações Comerciais da Rede Facesp

As Associações Comerciais vinculadas à Rede Facesp estimam um aumento nas vendas para o Dia das Mães, considerada a segunda data mais relevante do comércio varejista, celebrada neste domingo (11).

Segundo o Centro de Estudos Econômicos da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp), espera-se um crescimento de 18,5% em comparação ao mesmo período de 2024, com movimentação aproximada de R$ 77 milhões no comércio local. A entidade acredita que esse desempenho sinaliza uma retomada gradual da economia regional.

Outras Associações Comerciais também preveem resultados animadores:

  • São Bernardo do Campo (Acisbec): 10%

  • Votuporanga (ACV): 7%

  • Americana (ACIA): 6%

  • Campinas (ACIC): 5,5%

  • Franca (ACIF): 5%

  • Santa Bárbara d’Oeste (Acisb): 4%

  • Suzano (ACE): 3%

Para incentivar o consumo nos estabelecimentos locais, essas associações têm apostado em ações promocionais, sorteios de brindes e distribuição de vales-compra.


CENÁRIO NACIONAL

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) projeta um avanço de 9,24% nas transações, somando R$ 16,3 bilhões. Já a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima um crescimento de até 8% nas vendas online.

Por outro lado, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê um aumento mais modesto, de 1,9%, devido ao aumento dos custos do crédito. Ainda assim, a data deve gerar 29,73 mil vagas temporárias — superando as 28,36 mil de 2024. No entanto, a taxa de efetivação desses trabalhadores pode cair de 29% para 20%.


COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Um levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com a PiniOn, mostra que 46,7% dos consumidores pretendem comprar presentes para a data. Entre os participantes:

  • 39,7% afirmam que gastarão mais do que no ano passado

  • 77,6% pretendem desembolsar entre R$ 50 e R$ 600

A maioria das compras será feita em pequenos comércios (43,7%) e em lojas físicas (60,8%).

Os produtos mais buscados incluem:

  • Roupas: 52,9%

  • Perfumes e itens de beleza: 43%

  • Chocolates e flores: 27,5%

  • Móveis e eletrodomésticos: 25,3%

  • Dispositivos eletrônicos (celulares, tablets, notebooks): 13,1%

A pesquisa da ACSP também identificou uma queda na intenção de parcelar, com preferência por pagamentos à vista — como dinheiro, débito e PIX.


MOMENTO E LOCAIS DAS COMPRAS

De acordo com a Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos (ACI SJC):

  • 42,5% realizam suas compras na semana anterior

  • 36,4% deixam para os dias que antecedem a data

  • Apenas 1,5% compram no próprio domingo

As lojas do centro são o principal ponto de compras (41,6%), seguidas pelos shoppings (22,9%). As aquisições online ou mistas representam 26,4%.

Outro estudo da Associação Comercial e Industrial de Santo André (ACISA) destaca os principais critérios na escolha do presente:

  • Preferência da pessoa presenteada: 59%

  • Preço: 18%

  • Qualidade do item: 14%

Mais da metade dos presentes será destinada às mães, seguidas por sogras, avós e esposas (36%).


PREVISÃO DE CRESCIMENTO NAS VENDAS – ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS

  • São José do Rio Preto: 18,5%

  • São Bernardo do Campo: 10%

  • Votuporanga: 7%

  • Americana: 6%

  • Campinas: 5,5%

  • Franca: 5%

  • Santa Bárbara d’Oeste: 4%

  • Suzano: 3%


Fonte: FACESP

 
 

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